Lalau e Laurabeatriz: poesia em parceria
“Poesia, prosa, tanto faz.
Tudo deve ser lido para a criança bem de pertinho,
com naturalidade, entusiasmo e, se possível, com o coração.
O importante é ler e incentivar a criança para a leitura.”
(Lalau)
Tudo deve ser lido para a criança bem de pertinho,
com naturalidade, entusiasmo e, se possível, com o coração.
O importante é ler e incentivar a criança para a leitura.”
(Lalau)
Imagem da reportagem da Folha.com em Adolescentes entrevistam autores Lalau e Laurabeatriz na FlipZona
Lalau: A intenção é sempre divertir, encantar, fazer com que a criança tome gosto pela palavra, o hábito da leitura. Caminhando pelo lado do humor, da brincadeira, mesmo tocando assuntos sérios como ambiente e ecologia. E acho que é o público mais legal do mundo, o mais sensível. E poder motivar a criança a ler é uma tarefa legal. Trabalhamos na "categoria de base", como no futebol. Acho importante fazer nossa parte.
Ele é poeta, ela, ilustradora. Juntos fazem boa poesia para crianças, abordando principalmente o meio ambiente.
Onde está o poeta Lalau, está a ilustradora Laurabeatriz. Parceiros desde 1994 em livros de poesia para crianças, já lançaram "Bem-te-vi" (o primeiro trabalho juntos), "Futebol", da série "Bem brasileirinhos", "Girassóis", "Fora da gaiola" e muitos outros títulos que atraem pequenos (e grandes) leitores no país todo. São 20 títulos ao todo, muitos deles altamente recomendados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Essenciais na literatura infantil, os trabalhos de Lalau e Laurabeatriz são complementares. Ele inventa rimas e versos, e ela os transforma em imagens. "Ilustrar é sempre uma viagem. Eu embarco com a minha bagagem, e vamos viajando...", descreve a ilustradora Laurabeatriz. Para Lalau, escrever poesia para crianças é uma deliciosa brincadeira! "Procuro levar ao pequeno leitor muito mais do que a rima pela rima, mas sim o inusitado, a surpresa, as múltiplas possibilidades de uma mesma palavra. A criança gosta disso, e tem grandes chances de fazer com que a palavra seja um brinquedo lúdico e companheiro de todas as horas. O amor pela leitura está intimamente ligado a isso. Qual criança no mundo não gosta de brincar e se divertir?", conta o poeta.
Em entrevista ao Educar para Crescer, eles contam mais sobre essa gostosa parceria e falam sobre a importância da leitura que, segundo Lalau, "enriquece o espírito, estimula os sonhos e dá à vida um sentido mais amplo e sedutor".
Entre no site oficial de Lalau e Laurabeatriz e conheça seus livros.